Indaiatuba, 30 de Julho de 2014
Green SchoolLos AndesSky TowersDay Hospital
Categorias:

Perfil - Dr. José Roberto Provenza

Categoria: Perfil
Data do post: 04/06/2013 às 09h04

Quem participou do último Perfil de 2012 foi o Reumatologista e Clínico Geral, Dr. José RobertoProvenza – que com mais de 30 anos de profissão, tem enorme importância na história da Saúde Indaiatuba, não somente por sua atuação profissional, mas por ter participado da solidificação de caminhos que até hoje levam à valorização eà defesa da Medicina. Dr. Provenza é um dos fundadores da APM de Indaiatuba e,portanto, uma referência para todos os associados desta Casa do Médico.

Natural de São Paulo, Dr. Provença mudou-se para Indaiatuba com a família em 1960 – estudou em escolas locais e, com o incentivo dos pais, Sr. Paulo Provenza Sobrinho e Sra.Patrocínia Robles Provenza, e também de uma professora, a Sra. Esmeralda Martini Paula, prestou vestibular para Medicina na Universidade de São Francisco de Bragança Paulista, tendo se graduado em 1979. Em seguida, iniciou residência médica em Reumatologia na Unicamp e recebeu o título de especialista em 1981.  Em 1985 ingressou no curso de Pós-Graduação em Medicina Interna, também na Unicamp, e em 1991, concluiu Doutorado.

A vinda da família Provenza para Indaiatuba, deu-se por conta de um convite feito ao pai,para dirigir os trabalhos da primeira ampliação do Aeroporto de Viracopos; amãe, professora, começou a trabalhar no Grupo Escolar Randolfo - e mais tarde,devido aos vários anos de dedicação, acabou sendo homenageada, com a inauguração de uma escola com o seu nome. 

Casado há 32 anos com a Sra. Mariinha – o casal tem 3 filhos: Daniel, que é Engenheiro Civil, Gabriel, Médico, e Isabela, Designer. É na companhia deles e de outros familiares que o Dr. Provenza gosta de aproveitar seus momentos de lazer “Meu principal hobby é participar das reuniões de família nos finais de semana,aniversários e festas. Esta nossa união, sem dúvida, está centrada na figura do meu querido sogro, o Sr. Mesquita (93 anos) que soube, como um bom ex-combatente da FEB, manter o seu batalhão unido. Também tenho dois irmão maravilhosos, Paulo e Maria Tereza, com quem gosto de estar, sempre que possível.”

Além dos encontros familiares, o esporte “Já pratiquei muito futebol, mas agora prefiro os exercícios na academia do meu prédio e as caminhadas no Parque Ecológico” e as viagens “Costumo viajar pelo menos duas vezes ao ano para os USA e Europa”,são importantes referências de lazer para o nosso entrevistado.

Dr. Provenza,além de atender em seu consultório, também é professor titular de Reumatologia da PUC-Campinas e já foi presidente do Departamento de Reumatologia da SMCC, da Sociedade Paulista de Reumatologia e do Congresso Brasileiro de Reumatologia Campinas; também faz parte da Academia Brasileira de Reumatologia.  

APM

A APM desde a sua fundação em 1985 teve a felicidade de contar com diretorias extremamente empenhadas, dedicadas em manter os seus associados integrados com a sociedade,procurando oferecer a todos uma melhor qualidade e segurança no desempenho das nossas atividades. Eu gostaria de parabenizar indistintamente todas as diretorias,que souberam conduzir esta complexa associação de classe, com inúmeros problemas nos diversos setores da Saúde.


Comentários:

DrogalDra. Edna